Sudamérica oferece 28 vagas pelo PROUNI

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas.

O programa foi criado em 2004 pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005. Ele surgiu da necessidade de uma política pública direcionada à garantia do acesso e permanência de jovens de baixa renda ao ensino superior.

A seleção para o Prouni é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso obter no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota superior a zero na redação.

As inscrições são feitas através do site do Prouni. Depois, são divulgados os resultados da primeira chamada. Os estudantes selecionados devem comparecer às instituições para fazer a matrícula.

Se ainda houver vagas, é realizada uma segunda chamada, e depois uma lista de espera. Por último, são abertas as inscrições para as bolsas remanescentes.

A Faculdade Sudamerica oferece nesta seleção 28 vagas, assim distribuídas:

Ciências Contábeis: 6 vagas;Direito: 6 vagas;Educação Física: 12 vagas;Fisioterapia: 4 vagas.

Para procurar a Faculdade Sudamerica no portal de inscrições do ProUni, se a busca for por instituição, digite Sudamerica; se for por cidade, Cataguases e se for por curso, digite o curso de sua preferencia.

Para participar do Prouni, é obrigatório ser estudante brasileiro e não possuir diploma de curso superior. Além disso, é preciso estar em no mínimo uma das situações abaixo:

Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública.Ter feito todo o ensino médio em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola.Ter feito parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola privada.Ser pessoa com deficiência.Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Quem deseja concorrer a uma bolsa integral (100%), precisa ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para concorrer a uma bolsa de 50%, a renda familiar mensal bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Mesmo que você comprove um dos itens acima, como portador de deficiência, você ainda deve comprovar a sua renda familiar bruta per capita.

Para você conseguir concorrer a uma bolsa integral, ou seja, com 100% de desconto, sua renda familiar bruta per capita deve ser menor que 1, salário mínimo.Para uma bolsa parcial, ou seja, com 50% de desconto, sua renda familiar bruta per capita deve ser entre 1,5 salário mínimo e 3 salários mínimos.

Mas como calcular a renda per capita?

Basta você somar a renda individual de cada membro da sua família, ou seja, das pessoas que moram na mesma casa. Depois, é só dividir este valor pelo número de pessoas que moram nesta casa, tendo assim, o valor da renda familiar bruta per capita.

Calendário ProUni 2019:

• Inscrições: de 31/01 a 03/02