Projeto Direito nos Bairros

O Direito nos bairros foi idealizado pela professora Simone Jorge de Souza Tavares, também advogada, com apoio do coordenador do curso de direito – Alexandre Bonoto e da Faculdade Sudamerica, para atender moradores carentes de comunidades de bairros da cidade de Cataguases/MG, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que desconhecem, na maioria das vezes, os seus direitos, bem como os serviços disponibilizados pela Casa de Inclusão da Faculdade Sudamérica, em uma iniciativa totalmente gratuita e de extensão curricular para os alunos do curso.

O projeto iniciará neste sábado, dia 02 de setembro, na Associação de Moradores do Bairro Vila Reis, onde professores e acadêmicos do curso de direito estarão atendendo a população do Bairro em parceria com Associação de Moradores do Bairro, das 08:00 horas às 11:00 horas.

O objetivo maior do projeto é estender e compatibilizar o ensino dos alunos do curso de direito com a prática real da atividade jurídica, promovendo, consequentemente, a conscientização das pessoas carentes de determinada comunidade, sobre os seus direitos enquanto cidadãos, prestando esclarecimentos sobre dúvidas de direitos e orientações jurídicas, bem como incentivando esses cidadãos, que tenham direitos lesionados, a saírem da inércia e modificar a própria situação, através da ação. Desta forma, o aluno compreenderá melhor o ensino e poderá ter uma visão da atividade prática de assessoria jurídica que envolve a profissão escolhida para formação.

O projeto realizará palestras, triagem e encaminhamento para judicialização de demandas para a Casa de Inclusão, naquilo que competir a esta, levando aos menos favorecidos serviços de orientação jurídica, no sentido de conscientizálos dos direitos que possuem, bem como também sobre os mecanismos existentes para fazer valer esses direitos.

O projeto será implementado em parceria com as associações de bairros local, utilizando a sede dessas associações para a realização das atividades propostas, em que os alunos da instituição, acompanhados dos seus professores, estenderão o ensino das aulas de sábados letivos, para os bairros, implementado o conceito que “temos direito a ter direitos”.

Data de Publicação: 01/09/2017
Autor: Profa. Simone Jorge de Souza Tavares