IV Encontro de Coordenadores e Professores de Fisioterapia

Com o tema central: “Como aliar os avanços tecnológicos ao ensino de qualidade?”, o encontro foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4). Durante a programação, que incluiu palestras, mesas-redondas e debates em grupo, foram discutidas pautas de destaque no ensino da área da saúde, em especial sobre a temática, envolvendo o ensino a distância (EaD) e seus impactos para a educação de nível superior e a qualidade na formação dos discentes. Os docentes estiveram reunidos com representantes de 42 instituições de ensino superior de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, ressaltou o posicionamento contrário do conselho em relação ao ensino a distância nos cursos de graduação em fisioterapia e terapia ocupacional. De acordo com ele, tal prática na educação acarreta prejuízos à formação dos profissionais da área da saúde e, consequentemente, traz impacto à qualidade da prestação de serviços que será ofertada à sociedade. “A formação de profissionais que tendem a trabalhar na área da saúde requer habilidades e conhecimentos que só são adquiridos na prática, diante da troca de experiências presenciais, sendo incompatível o modelo de EaD para à formação dos referidos estudantes” (ASCOM/CREFITO-4).

Diante do desenvolvimento tecnológico que vivenciamos em todas as áreas da nossa vida é de suma importância que o aluno tenha uma nova abordagem de ensino, novas metodologias são necessárias para a inserção da Tecnologia na Educação. A Faculdade Sudamérica tem se dedicado na reformulação de Planos de Ensino que se adequem à realidade dos alunos, preocupando em inserir o ensino à distância de forma percentual, como autorizado pelo MEC, no intuito de abordar a tecnologia como ferramenta de ensino. A Educação a Distância, na área da Saúde, é contraindicada por todos os Conselhos das Profissões da área, uma vez que exige o desenvolvimento de habilidades que só serão desenvolvidas no contato humano, por meio da infraestrutura docente e das tecnologias leve, leve dura e dura, que são as relações interpessoais, os equipamentos e recursos essenciais para a Fisioterapia.

Não troque um curso de saúde presencial por um curso integralmente a distância, sem infraestrutura para garantir sua formação.

Data de Publicação: 17/05/2018