Faculdade Sudamérica

  • Nome: Prof. Alcino Leite Antonucci

    Cargo: Diretor

    Descrição:

    Nascido em Roça Grande, distrito de São João Nepomuceno, Minas Gerais, em 1944. Depois de passar algum tempo por Carangola, fixou residência em Cataguases, em 1950. Filho de pais católicos, foi seminarista e fez estudos de línguas clássicas como Grego, Latim e outras como Francês, Espanhol, Inglês, Esperanto.

    Começou cedo na vida acadêmica, pois era grande a carência de Professores. Em 1965, ingressou no SENAI, em Cataguases, lecionando Língua Portuguesa, Artes, Geografia, História, OSPB ( Organização Social e Política Brasileira), permanecendo até 1978. Em 1971, ingressou na Escola Estadual “Manuel Inácio Peixoto”, o Colégio Cataguases, onde lecionou Língua Portuguesa e Literatura, durante mais de trinta e cinco anos, quando se aposentou pelo Estado de Minas Gerais.

    Graduou-se em Letras, na Faculdade Santa Marcelina, em Muriaé, em 1974. Especializou-se em Educação, pela Faculdade Ciências e Letras de Cataguases.

    Em 1975, ingressou, como Professor, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, lecionando Linguística para o Curso de Letras. Na mesma FAFIC, lecionou também Língua Portuguesa. Ali foi Vice-diretor por quatro anos e Diretor por mais de quatro anos, donde saiu em dezembro de 2008, vindo para Direção Geral da Faculdade Sudamérica, onde até atualmente se encontra.

    Paralelamente, atuou área de recursos humanos na Glyco do Brasil (1978 a 1986) e depois, na Companhia Industrial Cataguases (1987 a 1997).

    Tem publicações na área de Letras como os fascículos "Leitura e Redação" e "Zezé: espectro homem-mulher", este, de minicontos. Publicou também "Poemas Avulsos" e vários artigos sobre educação, na Plataforma Artigonal.


  • Nome: Carlos Eduardo de Mello Chagas

    Cargo: Gestor Administrativo

    Descrição:

    Licenciado em Computação pela UFJF, possui pós-graduação em Gestão do Ensino Superior pela Cruzeiro do Sul e especialização em Mídias na Educação pela UFJF.
    Lecionou disciplinas na área de informática, de empreendedorismo e projetos.

    Iniciou na Sudamérica em 2008, onde atuou como Gerente da Área de Tecnologia, no financeiro da IES além de auxiliar na criação de processos administrativos. Desde 2017 está como Gerente Administrativo.

     


  • Nome: Prof. Sérgio Gonçalves

    Cargo: Coordenador Curso Ciências Contábeis

    Descrição:

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova (1998) e mestrado em Economia Familiar pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor titular da Faculdade Sudamérica, Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica, Professor titular da UNIPAC - Leopoldina, Perito contábil, Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Professor contratado em Pós-Graduações da área contábil em Muriaé-MG, Ubá-MG, Teofilo Otoni-MG, Santo Antônio de Pádua-RJ e Contador - SL Contabilidade Auditorias Perícia Contábeis e Serviços Contábeis. Experiência na área Gerencial (Pública e Privada), com ênfase em Auditoria, Consultoria, Perícia Contábil, Contabilidade e Análise de Custos e Gestão de Pequenas Empresas atuando principalmente nos seguintes temas: controle interno, contabilidade, informações contábeis, sustentabilidade socio-ambiental, avaliação de curso, gestão de pequenas empresas e temas contemporâneos na Ciência Contábil.


  • Nome: Prof. Alexandre Bonoto

    Cargo: Coordenador do Curso de Direito

    Descrição:

    Possui graduação em DIREITO pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), pós graduação em Direito Processual e Mestrado em Hermenêutica e Direitos Fundamentais. Atualmente é professor assistente - A da Universidade Presidente Antônio Carlos, atuando principalmente no seguinte tema: fundamentos do direito e direitos essenciais. Exerce a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Sudamérica.


  • Nome: Prof. Fernando Afonso Mendes Junior

    Cargo: Coordenador do Curso de Educação Física

    Descrição:

    Bacharel e Licenciado em Educação Física (2005), Especialista em Futebol (2007), Mestre em Ciencias de la Educación Física, el Deporte e Lazer (2011-Cuba), com revalidação na UnB (2012). Atuação na área escolar pública e particular há mais de 10 anos e com técnico em Treinamento Desportivo de esportes coletivos. Ainda, atuou com a musculação sendo intrutor e personal trainner. Docente há mais de 07 anos no ensino superior. Bacharel em Direito (2016) e Especializado em Direito do Trabalho (2018). Atualmente é Professor de Educação Física na Faculdade Sudamérica - Cataguases-MG, Educador Físico no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) - Viçosa-MG e tutor externo no polo Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci) de Viçosa.


  • Nome: Profa. Ilha Gonçalves Fernandes

    Cargo: Coordenador do Curso de Fisioterapia

    Descrição:

    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Sudamérica, com pós graduação em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico. Mestre em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Doutorado em Educação Física pela UFJF. Atuou como professora do curso de Fisioterapia da UFJF-campus Governador Valadares. É coordenadora e professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Sudamérica. Membro do Núcleo de Investigação Músculo Esquelético (NIME) e do Núcleo de Estudo da Pessoa Idosa (NEPI) / UFJF-GV.


  • Nome: Profa. Jéssica Cunha de Mattos

    Cargo: Coordenadora Curso Psicologia

    Descrição:

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Gradução do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na linha de pesquisa Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2018), na linha de pesquisa História e Filosofia da Psicologia. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Academia - UniAcademia (2016). Tem experiência de pesquisa e se dedica ao estudo dos seguintes temas: História da Psicologia, História da Psicologia Social, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia e Educação e Gênero e Diversidade Sexual. É docente e coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade Sudamérica - Cataguases/MG. É representante da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social do Conselho Regional de Minas Gerais/CRP-MG. É também editora assistente da Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia.


  • Nome: Raquel Rodrigues Costa Mello

    Cargo: Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária

    Descrição:

    Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2009, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2011, Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2016 e Pós-Doutorado em Ciência Animal e Pastagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) em 2017. Atualmente atua como Docente e Coordenadora de Curso de Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade Sudamérica, em Cataguases/MG. Tem experiência nas áreas de Biotécnicas da Reprodução, Eficiência Reprodutiva, Nutrição e Alimentos e Alimentação em Ruminantes.


Endereço

Avenida Eudaldo Lessa, nº 627 Bairro Popular - Cataguases/MG

Email

contato@sudamerica.edu.br
Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.